O tempo perdido nunca mais é encontrado novamente. John Aughey.
Todos nós recebemos um dia de 24 horas, todos os dias: 24 horas, nem mais, nem menos! Não podemos comprar, não podemos trocar, não podemos armazenar mais tempo - serão 24 horas e ponto final. O que fazemos com essas 24 horas que recebemos é que nos levará mais perto ou não dos nossos objetivos. É simples assim!
Muito bem, então, como aproveitar melhor o tempo?
Técnicas de gerenciamento do tempo, dicas, modelos, planilhas, teorias, auditorias do tempo: todas essas propostas funcionam e se baseiam em um único ponto - disciplina! Disciplina em determinar o que é prioritário, o que é importante, o que pode esperar e o que pode ser descartado. Falando desse jeito, você pode até pensar "É, Roni, mas… falar é fácil…". E vou te responder: " E é fácil, de verdade. Acredite em mim!"
Antes de mais nada, pense consigo mesmo: você está usando seu tempo da maneira mais adequada? você está usando seu tempo para fazer as coisas que realmente quer e que o leverão em direção aos seus objetivos? Em nada me surpreenderia se você, honesta e sinceramente, tiver dificuldade em responder…
Pois bem, faça o seguinte:
- Divida o seu trabalho em categorias que correspondam as suas tarefas e objetivos. Por exemplo: tarefas rotineiras e administrativas, tarefas de relacionamento (com clientes, colegas, subordinados e superiores), tarefas de aperfeiçoamento (aqui você deve concentrar seus esforços), outras responsabilidades;
- Audite o quanto você "consome" seu tempo em cada uma dessas categorias - não se surpreenda ao constatar que você despende 30% do seu tempo útil, por exemplo, elaborando relatórios ao invés de realizar tarefas mais diretamente produtivas;
- Elabore um plano de melhoria: que categorias de tempo devem ser priorizadas e, consequentemente, quais são estas tarefas? Organize-se!
- Identifique os "ladrões de tempo": podem ser emails, ligações, pessoas e outras interrupções imprevistas. Para cada um dos ladrões, tenha uma forma de tratá-los.
- Alinhe seu investimento nas categorias de tempo com seus objetivos profissionais. Reserve o tempo adequado para o seu aperfeiçoamento (isso mesmo: ler, estudar!).
Gostei muito do trecho de um livro sobre o tema (vou publicar um post especial sobre ele no canal "Leitura recomendada"):
Lembre-se que você deve buscar o progresso e não a perfeição: seu objetivo não é a perfeição, mas sim o aperfeiçoamento. Cada vez que você melhora um pouquinho, no gerenciamento do tempo, mais você se aproxima de seus objetivos.
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