sábado, 15 de novembro de 2008

Coisa de filha querendo contrariar as convicções da mãe?

Hoje, muito menos armada e bem mais disposta a refletir, ainda que seja sobre os ditos populares, penso que neste está a resposta para muitas de nossas confusões atuais. 
Em primeiro lugar, acredito que frases como essas carregam boa dose da sabedoria contida no inconsciente coletivo e, por isso, valem no mínimo uma ponderação. Depois, tenho notado que uma das maiores dificuldades das pessoas, num tempo em que as opções são inúmeras, é fazer escolhas! 
Sei que entre o sim e o não existe uma infinidade de possibilidades e realmente acredito que isso seja ótimo! Sei também que o equilíbrio, a ponderação e o tão reforçado "caminho do meio" são formas de se alcançar elevação espiritual e amadurecimento. 
No entanto, uma verdade é absoluta: a vida tem passado cada vez mais rapidamente. Tamanha velocidade tem assustado a maioria de nós e parece que esta urgência em ser feliz tem servido para nos causar angústia, ansiedade e uma enorme sensação de vazio interior. 
O que é essencial parece estar se tornando cada vez mais fugaz! E perdidos nesta fugacidade, temos feito escolhas equivocadas, privilegiando aspectos efêmeros, pequenos, sem importância, em detrimento daquilo que poderia nos conduzir ao verdadeiro estado de plenitude interior. 
Sei, não é fácil! O tempo todo, nossos sentidos são convidados ao supérfluo e à casca. Bem pouco somos estimulados a enxergar o conteúdo, a apreciar o que de fato faz sentido, ou melhor, o que poderia realmente dar sentido à vida que a gente leva... 
E assim, perdemos o foco! Não conseguimos mais criar castelos de verdade e viver histórias de verdade. Vivemos em castelos de areia que desmoronam em seqüência. Mas não desistimos: construímos outro e outro na mesma medida que os vemos cair. Afinal, para construir castelos de areia precisamos de apenas uma tarde e nada mais... 
Mas para os castelos de verdade precisamos de disponibilidade, atenção, dedicação, perseverança, criatividade, persistência, enfim, atitudes pautadas pelo coração. 
E tem mais: para vivermos nos castelos de verdade, precisamos encontrar nossa porção de reis e rainhas e nos comportarmos como tal. 
Dá trabalho e requer algo que parece termos perdido: a capacidade de fazer uma escolha, compreender que ela tem um preço e trabalhar para pagá-lo. Por fim, exige que abramos mão das demais opções e não mais compactuemos com o tão famigerado "quero tudo e posso tudo o que quero". 
Não podemos! De verdade, não podemos. Até porque querer tudo não é o objetivo.O grande objetivo é descobrir o que realmente queremos e fazer 'tudo' para que seja nossa melhor conquista. E especialmente no amor, quando o intuito é seduzir um coração, é esta postura que faz a conquista valer a pena! No mais, que consigamos nos tornar construtores de castelos de verdade e, sobretudo, sejamos merecedores de morar neles, a partir de uma conduta que revele nossa sublime majestade!
Rosana Braga  

Rui Barbosa...

Conta-se que o jurista Rui Barbosa, ao chegar a Casa, ouviu barulho vindo do Quintal. 

Chegando lá, constatou que havia um ladrão tentando levar seus patos de criação. 

Aproximou-se do indivíduo, bateu em suas costas e disse: 

— Oh, bucéfalo anácrono! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se o fazes por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à qüinquagésima potência que o vulgo denomina nada. 

E o ladrão disse: — Ô moço, levo ou deixo OS patos?

 

 

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

As mulheres de cada signo

Carneiro


Branca, Preta ou Amarela A ariana zela. Tem caráter dominador. Mas pode ser convencida. E ai, então, fica uma flor Cortada...e nada convencida. Porque o seu dominador é o Amor.


Touro


O que é brilhar sem ser Ouro? - A mulher de touro! É a companheira perfeita Quando levanta ou quando deita. Mas é mulher exclusivista Se não tem tudo faz a pista Depois que dona de casa... E a noite ainda manda brasa Sua virtude: a paciência Seu dia bom: a sexta-feira Sua cor propícia: o verde As flores do seus pendores: Rosa, flor de macieira.


Gemeos


A mulher de gêmeos Não sabe o que quer Mas tirante isso É uma boa mulher A mulher de gêmeos Não sabe o que diz Mas tirante isso Faz o homem feliz A mulher de gêmeos Não sabe o que faz Mas por isso mesmo É boa demais...


Caranguejo


Você nunca avance Em uma mulher de câncer Seu planeta é a lua E a lua, é sabido Só vive na sua É muito apegada E quando pegada Pega da pesada É a mulher que ama Com muito saber No tocante á cama não sei lhe dizer...


Leão


A mulher de leão Brilha na escuridão A mulher de leão, Mesmo sem fome Pega, mata e come A mulher de leão Não tem perdão As mulheres de leão Leoas são Poeta, operário, capitão Cuidado com a mulher de leão! São ciumentas e antagônicas Solares e dominicais Ígneas, áureas e sardônicas E muito, muito liberais


Virgem


Se Florence Nightingale era Virgem Não sei...mas o mal é de origem. A mulher de virgem aceita a amante Isto é: desde que não a suplante Sexo de consumo, pães-de-minuto Nada disso lhe há de faltar O condomínio é absoluto A virgem é mulher do lar Opala, Safira, Turquesa São suas pedras astrais Na cuca muita esperteza Na existência muita paz


Balança


A mulher de libra Não tem muita fibra Mas vibra Quer ver uma libriana contente! Dê-lhe um presente Quando o marido a trai A mulher de libra Balança mas não cai Se você a paparica Ela fica Com librium ou librium Salve, venusina Que guarda o equilíbrio Na corda mais fina.


Escorpião


Mulher de escorpião Comigo não! É Abelha Mestra É a Viúva Negra Só vai vedete Nunca de extra Cria o chamado conflito de personalidades. É mãe tirana Mulher tirana Irmã tirana Filha tirana Neta tirana Agora, de cama diz que é boa paca.



Sagitário


 As mulheres sagitarianas São abnegadas e bacanas Mas não lhe venham com grossuras Nem injustiças ou censuras Porque ela custa mas se esquenta E pode ser muito violenta. Ai, o homem que se cuide... -Também, quem gosta de censura!


Capricórnio


 A capricorniana é capricornial Como a cabra de João Cabral Eu amo a mulher capricórnio Por que ela nunca lhe põe os próprios. A caprina é tão ciumenta Que até o ciúmes ela inventa Mulher fiel está ai, é cabra Só que com muito abracadabra Suas flores: a papoula e o cânhamo De onde vem o ópio e a maconha Ela é uma curtição medonha Por isso nos capricorniamos


Aquário


Se o que se quer é a boa esposa A aquariana pousa Se o que quer é uma outra coisa A aquariana ousa Se o que quer é muito amor A aquariana é a mulher macho sim senhor Porém não são possessivas Nem procuram dominar Ou são meigas e passivar Ou botam para quebrar


Peixes


Mulher de Peixe...peixe é Em águas paradas não dá pé Porque desliza como a enguia Sempre que entra numa fria. Na superfície é sinhazinha E festiva como sardinha Mas quando fisga um namorado Ele está frito, escabechado É uma mulher tão envolvente Que na questão do paraíso Há quem suspeite seriamente Que ela era a mulher e a serpente Seu id: aparentar juízo Seu ego: a omissão, o orgulho Sua pedra astral: a ametista Seu bem: nunca ser bagulho Sua cor: o amarelo brilhante seu fim: dar sempre na vista


 (Vinícius de Moraes)


quinta-feira, 13 de novembro de 2008

MULHERES-FRUTAS

Mulher Melancia: Redonda, pesada, cheia de caroços e tem a casca grossa.

Mulher Maracujá: Tem a cara enrugada e quase sempre está azeda.

Mulher Mexerica: É fácil de abrir mas é cheia de gomos.

Mulher Banana: É pesada e dá indigestão se for comida antes de dormir.

Mulher Cupuaçu: Gostosa, porém a preparação requer muita paciência.

Mulher Morango: É bonita, vistosa, mas estraga com facilidade.

Mulher Limão: Com pinga é uma delícia, mas depois dá uma azia lascada.

Mulher Acerola: É pequena, azeda e boa pra curar resfriado.

Mulher Laranja: Adora ser chupada.

Mulher Jaca: Ninguém consegue comer todo dia.

Mulher Maçã: É fácil de encontrar e dá o ano inteiro.

Mulher Pêssego: A maioria está em conserva.

Mulher Ameixa: Só dá uma vez por ano.

Mulher Coco: Tem a cabeça dura e cheia d’água.

Mulher Mamão: Só dá numa posição: “Mamãe & Papaya”.

Mulher Framboesa: Só dá no estrangeiro.

Mulher Romã: Ninguém sabe onde encontrar.

Mulher Laranja Lima: Não tem gosto de nada.

Mulher Pêra: Tem o tronco fino e a bunda grande.

Mulher Goiaba: A maioria vem bichada.

Mulher Abacate: Se comer todo dia, engorda!

Mulher Uva: Tá sempre enroscada em algum cacho.

Mulher Graviola: Só dá no Nordeste.

Mulher Caju: Amarra-se com facilidade.

Mulher Beterraba: Ninguém come porque gosta, só porque a mamãe quer.

Mulher Cana-de-açúcar: É bem docinha, mas depois de chupada só sobra o bagaço.

Mulher Kiwi: É peluda, mas é gostosa.

Mulher Ingá: Só quem já comeu, conhece.

Mulher Fruta-pão: Pra poder comer tem que cozinhar bastante.

Mulher Jambo: Dá muito mais do que você consegue comer.

Mulher Cogumelo: Só dá no escurinho.

Mulher Fruta-do-Conde: Dá mais trabalho pra comer do que parece.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Como cada signo reza antes de dormir.



Desconhecido

Áries (21/3 -- 19/4):
 "Querido Deus! Dê-me PACIÊNCIA, e eu a quero AGORA"! 

Touro (20/4 -- 20/5): 
"Deus, por favor, ajude-me a aceitar MUDANÇAS em minha vida, mas NÃO AGORA." 

Gêmeos (21/5 -- 20/6): 
"Hei Deus...Ou será deusa?... Quem é você?.... O que é você?.....Onde está você?...Quantos de você há? Eu não posso te imaginar!" 

Câncer (21/6 -- 22/7): 
"Querido Papaizinho, sei que eu não deveria depender tanto de você, mas você é a Única pessoa com quem eu posso sempre contar, enquanto meu seguro cobertor está sendo lavado." 

Leão (23/7 -- 22/8): 
"Oi, Papi! Eu posso apostar como você está realmente orgulhoso em ter a mim como seu filho!" 

Virgem (23/8 -- 22/9): 
Querido Deus, por favor faça do mundo um lugar melhor, e não o destrua como você fez da última vez." 

Libra (23/9 -- 22/10): 
"Querido Deus, eu sei que eu deveria tomar minhasdecisões sozinho. Mas, por outro lado, o que VOCÊ acha?" 

Escorpião (23/10 -- 21/11): 
"Querido Deus, ajude-me a perdoar meus inimigos, mesmo que os crápulas não mereçam." 

Sagitário (22/11 -- 21/12): 
"Oh onipotente, onisciente, todo amoroso, todo poderoso, onipresente, eterno deus, se eu lhe peço uma vez, estou pedindo centenas de vezes, ajude-me a parar de exagerar!" 

Capricórnio (22/12 -- 19/1): 
"Querido Pai, eu estava indo rezar, mas acho que devo descobrir as coisas por mim mesmo. Obrigado de qualquer forma." 

Aquário (20/1 -- 18/2): 
"Oi, Deus! Alguns dizem que você é homem. Outros dizem que você é mulher. Eu digo que todos nós somos DEUS. Então, por que rezar? Vamos fazer uma festa!" 

Peixes (19/2 -- 20/3): 
"Pai Celestial, enquanto eu me preparo para consumir este último quinto de scotch para esquecer minha dor e meu sofrimento, possa minha embriaguez servir para aumentar sua Honra e Glória."