sábado, 4 de julho de 2009

Pensamento do dia !

"A partir do momento que evitar falhas se tornar sua motivação, você estará a caminho da inatividade. Você apenas tropeça se você estiver se movimentando."

Roberto Goizueta, CEO da Coca-Cola

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Milho Premiado



Esta é a história de um fazendeiro bem sucedido.

Ano após ano, ele ganhava o troféu "Milho Gigante" da feira da agricultura do município.

Entrava com seu milho na feira e saía com a faixa azul recobrindo seu peito.

E o seu milho era cada vez melhor.

Numa dessas ocasiões, um repórter de jornal, ao abordá-lo após a já tradicional colocação da faixa, ficou intrigado com a informação dada pelo entrevistado sobre como costumava cultivar seu qualificado e valioso produto.

O repórter descobriu que o fazendeiro compartilhava a semente do seu milho gigante com os vizinhos.

"Como pode o Senhor dispor-se a compartilhar sua melhor semente com seus vizinhos quando eles estão competindo com o seu em cada ano?" - indagou o repórter.

O fazendeiro pensou por um instante, e respondeu:

"Você não sabe? O vento apanha o pólen do milho maduro e o leva através do vento de campo para campo. Se meus vizinhos cultivam milho inferior, a polinização degradará continuamente a qualidade do meu milho.Se eu quiser cultivar milho bom, eu tenho que ajudar meu vizinhos a cultivar milho bom".

Ele era atento às conectividades da vida.

O milho dele não poderia melhorar se o milho do vizinho também não tivesse a qualidade melhorada.

Assim é também em outras dimensões da nossa vida.

Aqueles que escolhem estar em paz devem fazer com que seus vizinhos estejam em paz.

Aqueles que querem viver bem têm que ajudar os outros para que vivam bem.

E aqueles que querem ser felizes têm que ajudar os outros a encontrar a felicidade, pois o bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar de todos.

Que todos vocês consigam ajudar seus vizinhos a cultivar milho cada vez melhor.


Autor desconhecido

O que é "LEI DE PARETO" ?


Deus não joga dados. Albert Einstein.

Vilfredo Pareto, um economista italiano, em 1897, realizou um estudo estatístico que, mais tarde, viria a se tornar conhecido como Lei de Pareto ou Regra 80/20.


Naquela ocasião, ele estava analisando os padrões de riqueza e renda na Inglaterra e Lei de paretoconstatou que a maior parte das riquezas estavam nas mãos de poucas pessoas. Até aí, nada de mais.


Mas o que chamou a sua atenção foi um padrão, uma relação matemática entre a proporção de pessoas e a renda recebida por este grupo: 20% das pessoas de qualquer grupo que ele estudasse, detinha 80% da riqueza disponível .


Essa distribuição desequilibrada recebeu o nome de Lei de Pareto ou Regra 80/20 e até hoje é amplamente confirmada, em diversas oportunidades. Por exemplo: 20% dos vendedores de uma equipe produzem 80% dos resultados em vendas; 20% dos clientes da sua empresa, garantem 80% dos resultados financeiros. Na sua casa, é quase certo que você usa 20% do seu guarda-roupa em 80% do tempo.


Sabe aquela sua camisa mais…surradinha ?

O que é "LEI DE PARKINSON" ?


Um chefe de seção está sempre disposto a aumentar seu número de subordinados, desde que esses não sejam seus rivais. Northcote Parkinson.

Se você tem uma tarde inteiramente livre, sem compromissos marcados, é muito provável que, ao se dedicar a qualquer atividade simples, como, por exemplo, arrumar seu quarto (aquela bagunça…), você vai levar horas fazendo o que poderia fazer em minutos.


A Lei de Parkinson explica esse… fenômeno: o trabalho existente aumenta a fim de preencher eocupar todo o tempo disponível para a sua conclusão . Entendeu agora porque toda a vez que você tem que apresentar algum tipo de relatório, conclusão de tarefa, trabalho na faculdade ou até mesmo uma produção em vendas, é muito comum… estourarmos o prazo disponível?


Se você destinar, por exemplo, uma hora para terminar um relatório, é bem provável que termine neste prazo. E se você destinar duas horas para terminar o mesmo relatório é bem provável que… também termine-o dentro deste prazo de duas horas!!!

Principios


Jonh Blanchard levantou do banco, endireitando a jaqueta de seu uniforme e observou as pessoas fazendo seu caminho através da Grande Central Station.


Ele procurou pela garota cujo coração ele conhecia mas o rosto não; a garota com a rosa. Seu interesse por ela havia começado 30 meses antes, numa livraria da Flórida.


Tirando um livro da prateleira, ele se pegou intrigado, não com as palavras do livro, mas com as notas feitas à lápis nas margens. A escrita suave refletia uma alma profunda e uma mente cheia de brilho. Na frente do livro, ele descobriu o nome do primeiro proprietário: Srta. Hollis Maynell.


Com tempo e esforço, ele localizou seu endereço. Ela vivia na cidade de Nova York. Ele escreveu a ela uma carta, apresentando-se e convidando-a a corresponder-se com ele. Na semana seguinte ele embarcou em um navio para servir na II Guerra. Durante o ano seguinte, mês a mês eles desenvolveram o conhecimento um do outro através de suas cartas.


Cada carta era uma semente caindo num coração fértil. Um romance de companheirismo. Blanchard pediu uma fotografia, mas ela recusou. Ela sentia que se ele realmente se importasse com eles, não importaria como ela era, ou sua aparência.


Quando finalmente chegou o dia em que ele retornou da Europa, eles marcaram seu primeiro encontro - 7:00 da noite na Grand Central Station. "Você me reconhecerá" ela escreveu, "pela rosa vermelha que estarei usando na lapela".


Então, às 7:00 ele estava na estação, procurando pôr uma garota cujo coração ele amava, mas cuja face ele nunca havia visto. Vou deixar o Sr. Blanchard dizer-lhes o que aconteceu:


"Uma jovem aproximou-se de mim. Sua figura era alta e magra.Seus cabelos loiros caíam atrás de suas delicadas orelhas, seus olhos eram azuis como flores. Seus lábios e queixos tinham uma firmeza delicada e seu traje verde pálido era como se a primavera tivesse chegado.


Eu me dirigi a ela, inteiramente esquecido de perceber que ela não estava usando uma rosa. Como eu me movi em sua direção, um pequeno e provocativo sorriso curvou seus lábios."Indo para o mesmo lugar que eu, marinheiro?" ela murmurou. Quase incontrolavelmente, dei um passo para junto dela, e então eu vi Hollis Maynell.


Ela estava parada quase que exatamente atras da garota. Uma mulher já passada dos 50 anos, ela tinha seus cabelos grisalhos enrolados num coque sob um chapéu gasto. Ela era mais que gorducha, seus pés compactos confiavam em sapatos de saltos baixos. A garota de verde seguiu seu caminho rapidamente.


Eu me senti como se tivesse sido dividido em dois, tão forte era meu desejo de seguí-la e tão profundo era o desejo por aquela mulher cujo espírito verdadeiramente me acompanhara e me sustentara através de todas as minhas atribulações. E então ela parou, sua face pálida e gorducha era delicada e sensível, seus olhos cinzas tinham um calor e simpatia cintilantes.


Eu não hesitei, meus dedos seguraram a pequena e gasta capa de couro azul do livro que a identificou para mim. Isto podia não ser amor, mas poderia ser algo precioso, talvez mais que amor, uma amizade pela qual eu seria para sempre cheio de gratidão. Eu inclinei meus ombros, cumprimentei-a mostrando o livro para ela, ainda pensando, enquanto falava, na amargura do meu desapontamento. "Sou o Tenente Jonh Blanchard, e você deve ser a Srta. Maynell. Estou muito feliz que você tenha podido me encontrar. Posso lhe oferecer um jantar?".


O rosto da mulher abriu-se num tolerante sorriso: "Eu não sei o que está acontecendo", ela respondeu. "Aquela jovem de vestido verde que acabou de passar me pediu para colocar esta rosa no casaco. E ela disse que se você me convidasse para jantar, eu deveria lhe dizer que ela esta esperando por você no restaurante da esquina. E ela disse que isso era um tipo de teste!"


Não parece difícil, para mim, compreender e admirar a sabedoria da Srta. Maynell.


A VERDADEIRA NATUREZA DO CORAÇÃO DE UMA PESSOA É VISTA NA MANEIRA COMO ELA RESPONDE AO QUE NÃO É ATRAENTE.

Enviada por: Edeli Arnaldi


quinta-feira, 2 de julho de 2009

Seja verdadeiro e honesto


Os 10 mandamentos para a construção de uma nova marca

Nesses últimos 10 anos, não só os hábitos de compra dos clientes mudaram, mas também suas opiniões sobre os produtos, que não se limitam mais apenas a publicidade veiculada na mídia convencional. A internet veio com milhares de propostas e abordagens diferentes, o que fez com que os os consumidores abusassem um pouco mais da sua liberdade de escolha. As novas gerações são conectadas, multimídiatizadas e exigentes. Mas como atingir esse novo público? Enquanto pensávamos nisso, achamos esse post bem interessante do Biz Revolution, sobre os “10 novos mandamentos da construção de marcas”. Para quem está ávido por novas ideias, vale conferir os itens abaixo.

Diga sempre a verdade Efeitos especiais e testemunhos do Tony Ramos com um produto que está na cara que ele nunca usou já não enganam mais ninguém. A transparência da empresa pode ser mostrada com notícias atualizadas em seus sites, blogs e outros meios de comunicação. Apresentar seu produto como perfeito não cola mais.

Seja claro no que oferece Ninguém é 1001 utilidades de verdade, não é mesmo? Mostrar suas qualidades com dados estatísticos, razões comprovadas e fatos que o aproximem dos fatos cotidianos do consumidor pode ser uma boa opção.

Eduque seu público Educar o cliente é algo que se faz conscientemente nas vendas. Mas não subestime o consumidor: enquanto você pensa em números e ignora o aprendizado por trás deles, os clientes vão continuar comprando um produto sem conceito, até que um com uma ideia legal roube seu lugar na prateleira.

Mate seus mascotes Uma palha de aço vendida com mascote dançando, ou uma garrafa de refrigerante que canta não atrai mais crianças, nem seus pais. Ninguém compra mais algo por causa de um bonequinho. O consumidor quer informações e diferenciais.

Integre 100% o processo de vendas com o cliente As atividades de marketing devem facilitar o processo de compra ou render informações suficientes para o vendedor trabalhar. Quem produz a marca precisa trazer resultados. Se a relação com o setor de vendas for saudável, seus resultados tendem a aparecer mais rápido.

Crie comunidades sustentáveis Se você entra em uma mídia social e acha que o mundo ficará a seus pés, acabará ficando frustrado com poucos investidores e funcionários lhe seguindo. Quando a empresa só pensa em se promover para obter lucros, sua imagem se desgasta rapidamente. Criatividade e envolvimento com causas engajadas são diferenciais cada vez mais percebidos na hora da compra.

Venda o serviço direto Quem procura um serviço quer o serviço e ponto. Campanhas mascaradas de serviço ou publicidade viral em mídias sociais são divertidas para ver, mas não levam o produto para a casa do cliente.

Use a internet para resolver as deficiências da vida real O e-commerce tem se tornado a melhor forma de vender um produto ou serviço, de forma prática. Mas o varejo é apenas um dos casos – o atendimento ao cliente online é muito eficaz e reduz gastos com call centers, que se apresentam cada vez mais como ferramentas caríssimas e ineficiente.

Aplique humanidade ao negócio A felicidade é o resumo do que todas as gerações querem. Levando em consideração que a satisfação buscada não muda com a tecnologia, encontre uma maneira de levar esse sentimento ao seu público e mantê-lo satisfeito.

Cumpra suas promessas

Não crie expectativas irreais sobre sua empresa. Seja verdadeiro e honesto. Nenhum desodorante vai deixar uma mulher mais bonita, assim como um refrigerante não vai fazer de ningúem um astro dos esportes.

domingo, 28 de junho de 2009

COMPREENDENDO OS CINCO SENTIDOS



É importante compreender e refletir sobre o significado de cada um dos cinco sensos, bem como sobre conceitos novos de gestão.

1º SEIRI

Senso de utilização (descarte). Esse senso é de utilidade, ou seja, separar as coisas úteis das inúteis, dando um destino para aquelas que, no momento e no ambiente atual, não são mais utéis. Vale a pena esclarecer que inútil não significa que poderá ser jogado fora, e sim que no momento não tem utilidade naquele local específico. Pode ser encontrado no Brasil com os nomes: organização, utilização, seleção, classificação.

2º SEITON

Senso de organização (organização). A ordem é "pesquisa de layout", de forma a encontrar um lugar para cada coisa e manter todas as coisas sempre em seus devidos lugares. A organização é a etapa que mais contribui para o "gerenciamento visual". Pode ser encontrado no Brasil com os nomes: sistematização, arrumação.

3º SEISO

Senso de respeito (limpeza). Esse senso é de respeito a tudo que está ao nosso redor - objetos, equipamentos, instalações - e às pessoas. Terminada a etapa do senso de utilização, ficou somente o útil, e este deverá se respeitado, pois quando for preciso deverá cumprir seu próposito. Pode ser encontrado no Brasil com os nomes: inspeção, zelo.

4º SEIKETSU

Senso de higiene (higiene). Higiene é o senso para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Nele são praticados todos os sensos anteriores, na vida pessoal e no ambiente, para garantir uma melhor qualidade de vida. Pode ser encontrado no Brasil com os nomes: padronização, saúde, aperfeiçoamento, asseio.

5º SHITSUKE

Senso de autodisciplina (ordem mantida). Autodisciplina significa autocontrole, nova atitude para ter e manter as habilidades de fazer as coisas certas. Argumentar sobre o caminho percorrido até o momento, os benefícios obtidos e a importância da continuidade. Uma vez obtido o comprometimento de todos os envolvidos, cumprir rigorosamente as regras.