segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Cientistas redefinem conceito de idade: 40 podem ser novos 30


Por Patricia Reaney

LONDRES (Reuters) - Os 40 são realmente os novos 30? O envelhecimento pode ser inevitável, mas hoje muitos agem de maneira diferente do que seus pais quando tinham a mesma idade.

Cientistas definiram um novo conceito de idade e acreditam que isso pode explicar por que as populações estão envelhecendo, mas ao mesmo tempo parecem estar rejuvenescendo.

Em vez de medir a idade levando em conta o tempo vivido pela pessoa, os cientistas preferiram ver quantos anos a mais a pessoa ainda pode viver.

"Utilizando essa medida, a pessoa pode ficar mais jovem, pois pode ter ainda mais anos para viver conforme o tempo passa", disse Warren Sanderson, da Universidade de Nova York em Stony Brook.

Sanderson e Sergei Scherbov, do Instituto Demográfico de Viena e da Academia de Ciências austríaca, usaram o método próprio para estimar como vai mudar a proporção de idosos na Alemanha, Japão e nos Estados Unidos no futuro.

O alemão tinha 39,9 anos de idade em 2000 e ele poderia planejar viver por mais 39,2 anos, segundo um estudo divulgado na revista científica Nature na quarta-feira.

No entanto, até 2050 o alemão teria 51,9 anos de idade e poderia esperar viver mais 37,1 anos. Portanto, a meia-idade em 2050 seria em torno dos 52 anos, em vez dos 40 como em 2000.

"Como as pessoas têm mais anos para viver, elas têm que poupar mais e planejar mais e elas de fato estão se comportando como se fossem mais jovens", disse Sanderson.

Há cinco anos, o norte-americano médio tinha 35,3 anos e poderia planejar viver mais 43,5 anos. Em 2050, os pesquisadores estimam que o norte-americano médio terá 41,7 anos e poderá viver mais 45,8 anos.

"Muito de nossas habilidades, nossa educação, nossas economias e o modo como lidamos com nossa saúde depende bastante em quantos anos ainda temos para viver", disse Sanderson.

"Essa dimensão de quantos anos temos para viver vem sendo completamente ignorada nas discussões de envelhecimento até agora", acrescentou.




(c) Reuters 2005. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters content, including by caching, framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters.
Reuters and the Reuters sphere logo are registered trademarks and trademarks of the Reuters group of companies around the world.

Nenhum comentário:

Postar um comentário