quinta-feira, 2 de julho de 2009

Seja verdadeiro e honesto


Os 10 mandamentos para a construção de uma nova marca

Nesses últimos 10 anos, não só os hábitos de compra dos clientes mudaram, mas também suas opiniões sobre os produtos, que não se limitam mais apenas a publicidade veiculada na mídia convencional. A internet veio com milhares de propostas e abordagens diferentes, o que fez com que os os consumidores abusassem um pouco mais da sua liberdade de escolha. As novas gerações são conectadas, multimídiatizadas e exigentes. Mas como atingir esse novo público? Enquanto pensávamos nisso, achamos esse post bem interessante do Biz Revolution, sobre os “10 novos mandamentos da construção de marcas”. Para quem está ávido por novas ideias, vale conferir os itens abaixo.

Diga sempre a verdade Efeitos especiais e testemunhos do Tony Ramos com um produto que está na cara que ele nunca usou já não enganam mais ninguém. A transparência da empresa pode ser mostrada com notícias atualizadas em seus sites, blogs e outros meios de comunicação. Apresentar seu produto como perfeito não cola mais.

Seja claro no que oferece Ninguém é 1001 utilidades de verdade, não é mesmo? Mostrar suas qualidades com dados estatísticos, razões comprovadas e fatos que o aproximem dos fatos cotidianos do consumidor pode ser uma boa opção.

Eduque seu público Educar o cliente é algo que se faz conscientemente nas vendas. Mas não subestime o consumidor: enquanto você pensa em números e ignora o aprendizado por trás deles, os clientes vão continuar comprando um produto sem conceito, até que um com uma ideia legal roube seu lugar na prateleira.

Mate seus mascotes Uma palha de aço vendida com mascote dançando, ou uma garrafa de refrigerante que canta não atrai mais crianças, nem seus pais. Ninguém compra mais algo por causa de um bonequinho. O consumidor quer informações e diferenciais.

Integre 100% o processo de vendas com o cliente As atividades de marketing devem facilitar o processo de compra ou render informações suficientes para o vendedor trabalhar. Quem produz a marca precisa trazer resultados. Se a relação com o setor de vendas for saudável, seus resultados tendem a aparecer mais rápido.

Crie comunidades sustentáveis Se você entra em uma mídia social e acha que o mundo ficará a seus pés, acabará ficando frustrado com poucos investidores e funcionários lhe seguindo. Quando a empresa só pensa em se promover para obter lucros, sua imagem se desgasta rapidamente. Criatividade e envolvimento com causas engajadas são diferenciais cada vez mais percebidos na hora da compra.

Venda o serviço direto Quem procura um serviço quer o serviço e ponto. Campanhas mascaradas de serviço ou publicidade viral em mídias sociais são divertidas para ver, mas não levam o produto para a casa do cliente.

Use a internet para resolver as deficiências da vida real O e-commerce tem se tornado a melhor forma de vender um produto ou serviço, de forma prática. Mas o varejo é apenas um dos casos – o atendimento ao cliente online é muito eficaz e reduz gastos com call centers, que se apresentam cada vez mais como ferramentas caríssimas e ineficiente.

Aplique humanidade ao negócio A felicidade é o resumo do que todas as gerações querem. Levando em consideração que a satisfação buscada não muda com a tecnologia, encontre uma maneira de levar esse sentimento ao seu público e mantê-lo satisfeito.

Cumpra suas promessas

Não crie expectativas irreais sobre sua empresa. Seja verdadeiro e honesto. Nenhum desodorante vai deixar uma mulher mais bonita, assim como um refrigerante não vai fazer de ningúem um astro dos esportes.

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